Pesquisa eleitoral no Acre coloca Alan Rick na liderança para governo em 2026, aponta Data Control

Pesquisa eleitoral no Acre coloca Alan Rick na liderança para governo em 2026, aponta Data Control

Senador do União Brasil tem 39,8% das intenções de voto, enquanto Tião Bocalom (PP) e Mailza Assis (PP) empatam tecnicamente no segundo lugar. Instituto Data Control ouviu 1.317 eleitores em oito municípios 

Uma nova pesquisa do Instituto Data Control, realizada em oito municípios acreanos e divulgada nesta quinta-feira (11), coloca o senador Alan Rick (União Brasil) na dianteira da corrida eleitoral para o governo do Estado em 2026. O levantamento ouviu 1.317 eleitores entre 1º e 6 de setembro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Cenário estimulado

Alan Rick lidera com folga, registrando 39,8% das intenções de voto. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), aparece em segundo lugar, com 17,6%, empatado tecnicamente com a vice-governadora Mailza Assis (PP), que soma 16,8%. O médico Thor Dantas (PT), principal nome da esquerda, obtém apenas 1,8% – com votos concentrados em Rio Branco e Xapuri.

O índice de indecisos chega a 12,1%, enquanto 11,8% dos entrevistados declararam intenção de voto em branco ou nulo.

Desempenho regional
  • Alan Rick tem maior força em Sena Madureira e Tarauacá (41,9%), mas apresenta desempenho mais baixo em Feijó (26,5%) e Xapuri (21,7%).
  • Mailza Assis avança em Cruzeiro do Sul (26,5%), onde conta com apoio do governador Gladson Cameli.
  • Tião Bocalom tem melhor performance em Rio Branco (21,7%) e Brasileia (28,4%), mas despenca para 10,8% em Brasileia e 11,6% em Tarauacá.
  • Thor Dantas mantém números baixos em todas as regiões pesquisadas.

Os dados refletem o cenário inicial da sucessão estadual, que deve se intensificar com a proximidade das convenções partidárias. A pesquisa ouviu 1.317 eleitores e tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.

Rejeição

Tião Bocalom lidera o índice de rejeição: 24,4% dos eleitores afirmam que não votariam nele “de forma alguma”. Em seguida, aparecem Thor Dantas (17,9%), Mailza Assis (9,3%) e Alan Rick (9%). Cerca de 31% não rejeitam nenhum candidato, e 8,5% rejeitam todos.

Análise política:

A pesquisa consolida Alan Rick como favorito ao mostrar penetração eleitoral em múltiplas regiões, enquanto Bocalom e Mailza disputam um eleitorado similar. A alta rejeição de Bocalom e a baixa visibilidade de Thor Dantas indicam cenário ainda dinâmico, com espaço para mudanças nos próximos dois anos.

Metodologia:

Entrevistas presenciais em 8 municípios; margem de erro de ±3 pts; confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *